• CONTENT
SEJU
Construção de novo Centro de Socioeducação em Toledo é pauta de reunião na Seju

03/08/2016 13:31:00

O processo de socioeducação de adolescentes em Toledo foi discutido, nesta quarta-feira (3), na Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju).

O secretário da pasta, deputado Artagão Júnior, recebeu a juíza da 2ª Vara Criminal, Luciana Lopes do Amaral Beal, e o promotor José Roberto Moreira, acompanhados do deputado José Roberto Schiavinato. Também participaram o presidente do Conselho da Comunidade de Toledo, Gilmar Malacarne, o presidente do Conselho de Segurança, Sidnei Camargo, e o secretário Lourival Neves Junior.

Toledo tem, atualmente, um Centro de Socioeducação (Cense), onde há 24 adolescentes internos. Além disso, tramita na Seju o projeto para a construção de mais uma unidade, com capacidade para 60 adolescentes.

O secretário Artagão Júnior explicou que o projeto arquitetônico já foi contratado. “Estamos aguardando a conclusão do projeto para que possamos dar sequência ao processo na Seju. Sabemos da demanda local, precisamos aumentar o número de vagas, e estamos trabalhando para que isso aconteça no menor espaço de tempo possível”, disse.

A previsão de investimento em um Cense no porte do que está previsto em Toledo gira em torno de R$ 12,5 milhões. “É um investimento expressivo, com recursos alocados pela Seju e pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA)”, concluiu o secretário.

De acordo com o deputado Schiavinato, a reunião foi positiva “para demonstrar o empenho do Governo do Estado. O judiciário, o Conselho da Comunidade e o Conseg poderem ouvir do secretário Artagão Júnior que há a preocupação do Governo do Estado no sentido de construir o Cense em Toledo é extremamente positivo e transparente. O trabalho está sendo feito”, ressaltou Schiavinato.

Entre reformas e novas unidades socioeducativas, já foram investidos pelo Governo do Estado cerca de R$ 19 milhões. As novas unidades representam a abertura de 118 novas vagas, já as reformas estão beneficiando 17 Censes e quatro casas de semiliberdade.

O Estado do Paraná atende 1032 adolescentes, sem incluir agendamento de vagas previstas, distribuídos em 19 unidades de privação de liberdade e oito Casas de Semiliberdade.

Na região oeste existem 362 vagas com 32 adolescentes do município de Toledo.

O diretor do Departamento de Atendimento Socioeducativo da Seju, Pedro Giamberardino, o coordenador-geral, Elias Thome, e o assessor do deputado Schiavinato, Leandro Nesello, acompanharam a reunião.

  • img
  • img

Twitter

Últimas Notícias

Mais sobre SEJU