• CONTENT
Meio Ambiente
Mallet e Porto Barreiro aderem ao programa de revitalização do Rio Iguaçu

08/08/2017 18:29:00

O Governo do Paraná e a Itaipu Binacional vão atuar juntos em ações de educação ambiental, dentro do programa de revitalização do Rio Iguaçu. O Estado vai utilizar a metodologia do programa Cultivando Água Boa, da Itaipu, que conscientiza indivíduos para o cuidado e o respeito ao meio ambiente. Inicialmente, as ações envolverão 49 municípios lindeiros.

O secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior, acompanhou o prefeito de Mallet, Moacir Szinvelski, e a prefeita de Porto Barreiro, Marinez Crotti, no evento de lançamento, nesta terça-feira (8).

RECUPERAÇÃO – Desenvolvido desde 2003 na Bacia do Rio Paraná, onde está instalada a Hidrelétrica de Itaipu, o programa Cultivando Água Boa inclui ações como a recuperação de microbacias, proteção das matas ciliares e projetos de educação ambiental que envolvem escolas, ONGs, prefeituras e grupos da sociedade civil.

A bacia do Rio Iguaçu é a maior do Paraná, com 1.320 quilômetros de extensão e abrange 113 municípios. Além de ser utilizado para a agricultura, abastecimento de água, o rio é também responsável por 70% da energia gerada pela Copel. “Os cuidados preconizados pelo Cultivando Água Boa podem ser replicados no projeto do Rio Iguaçu. São ações educativas voltadas à conscientização da população com relação ao esgoto e os cuidados com as águas fluviais”, salientou o diretor-geral da Itaipu.

AVANÇOS - Em pouco mais de dois anos, 400 mil mudas de árvores nativas foram plantadas nas três bacias que compõem o rio – Alto, Médio e Baixo Iguaçu. Também foram estabelecidos 600 pontos de monitoramento da qualidade da água ao longo da extensão do rio e recolhidos 500 mil toneladas de lixo do Rio Pequeno, um dos afluentes do Iguaçu, localizado em São José dos Pinhais.

As ações do comitê gestor incluíram, ainda, a soltura de 3 milhões de alevinos nas águas do Médio Iguaçu e o cercamento de 800 quilômetros de áreas para preservação.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias

  • img
  • img

Twitter

  • Artagão Júnior visita comando da PM e discute colégio militar em Guarapuava e contratação de efetivo | Artagão Júni… https://t.co/gr4Yg0T21h
  • O agronegócio paranaense, desde o pequeno produtor, é um dos motores da nossa economia. Só nos enche de orgulho.… https://t.co/8d9v6cN3w8
  • Praças da Polícia Militar promovidos em dezembro receberão novo subsídio já na folha de abril | Artagão Júnior https://t.co/seHtn3BZdg

Últimas Notícias

Mais sobre Meio Ambiente