• CONTENT
Saneamento
Programa incentiva instalação de caixas d'água para famílias carentes

01/11/2017 14:43:00

O projeto-piloto do programa Caixa D’Água, desenvolvido pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Sanepar, vai atender 499 famílias, de nove municípios prioritários do programa Família Paranaense. Na fase seguinte, a intenção é levar o programa para cerca de 20 mil famílias em situação de pobreza, em todo o Paraná.

O secretário e deputado Artagão Júnior, que cumpria agenda em Irati, foi representado pela sua assessoria na reunião realizada no Palácio das Araucárias nesta terça-feira (31), quando foram discutidos o objetivo e demais exigências técnicas do programa.

As famílias receberão auxílio financeiro para investir na mão de obra necessária à instalação de caixas d’água. “Muitos não têm como armazenar água, o que prejudica o abastecimento em momentos de eventuais manutenções da rede pública”, explica a coordenadora do programa Família Paranaense, Letícia Reis. “O acesso à água é um item básico para garantir a saúde e a qualidade de vida”, completa.

Os materiais serão fornecidos pela Sanepar e caberá às prefeituras distribuir os kits às famílias que se enquadram nos critérios do projeto. As famílias foram selecionadas com base no levantamento da Sanepar e da SEDS. O estudo indica que a cada cinco casas paranaenses uma não tem caixa d’água. Entre a população com renda mensal abaixo de R$ 1,3 mil, a falta é ainda mais comum e é observada em 30% das casas.

SELEÇÃO – Para a seleção das famílias, foram escolhidas aquelas que cumpriam com os critérios do programa, como estar inserida no benefício da tarifa social, receber até meio salário mínimo e residir em área urbana com abastecimento de água pela Sanepar.

O diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Junior, explica que o objetivo é que as famílias executem o projeto para que tenham garantida a continuidade no abastecimento. “A Sanepar fará treinamento, orientação de consumo e capacitação para execução do serviço”, destaca o diretor.

MUNICÍPIOS – O Família Paranaense dá prioridade aos municípios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). Os municípios contemplados com o projeto-piloto são: Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

  • img
  • img
  • img
  • img

Twitter

Últimas Notícias

Mais sobre Saneamento