• CONTENT
Habitação
Estado anuncia a construção de 2.486 moradias

11/12/2018 16:00:00

O Governo do Estado investirá cerca de R$ 217 milhões na construção de 2.486 novas casas populares, em todas as regiões do Paraná. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11), no Palácio Iguaçu, com a presença de representantes dos 46 municípios que serão beneficiados pela iniciativa.

Nesta etapa, três municípios da base de atuação do deputado Artagão Júnior foram beneficiados: Marumbi (50 casas), Inácio Martins (29) e Juranda (29).

Todos os investimentos são com recursos próprios do Estado, previstos no orçamento de 2018. Entre os projetos que serão executados estão moradias a custo zero para famílias em situação de vulnerabilidade social, residências financiadas e o programa Morar Bem Paraná Terceira Idade.

PROJETOS – O desenvolvimento dos projetos foi feito pela Cohapar, que também é responsável pela gestão dos processos licitatórios e fiscalização das obras, que serão executadas por construtoras contratadas pelo critério de menor preço e habilitadas pela companhia.

Das novas unidades anunciadas, 2.041 estão em licitação e 445 deverão ter os editais publicados esta semana no site www.cohapar.pr.gov.br.

Está prevista a construção de imóveis que variam de 38 a 50 metros quadrados, com uma cota de unidades de 47 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Poderão participar do processo seletivo famílias com renda de até seis salários mínimos, inscritas no cadastro de pretendentes da Cohapar.

MODALIDADES – Há duas modalidades disponíveis, sendo uma com unidades financiadas em até 30 anos para a população em geral, sem valor de entrada e com parcelas em valor crescente. Os projetos contam com a instalação subsidiada das redes de energia elétrica, água e esgoto pela Copel e Sanepar para redução das prestações mensais.

A segunda modalidade prevê o repasse de moradias a custo zero para o atendimento prioritário de famílias em situação de vulnerabilidade social, majoritariamente formada por pessoas com renda familiar de até um salário-mínimo, que atualmente residem em áreas de risco, condições precárias ou que pagam aluguel.

IDOSOS – Entre os projetos em licitação, estão seis do programa Morar Bem Paraná Terceira Idade, que serão construídos em Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Irati, Jaguariaíva, Prudentópolis e Telêmaco Borba. A iniciativa prevê a construção de conjuntos residenciais com 40 unidades cada, orçadas em R$ 5 milhões, destinadas a pessoas idosas dos municípios.

Além das casas, os espaços contarão com uma infraestrutura completa de saúde, assistência social e lazer integrados. O atendimento aos futuros moradores será prestado por funcionários públicos municipais e estaduais, em parcerias firmadas com as prefeituras.

Com informações da Agência de Notícias do Paraná 

  • img

Twitter

  • Artagão Júnior visita comando da PM e discute colégio militar em Guarapuava e contratação de efetivo | Artagão Júni… https://t.co/gr4Yg0T21h
  • O agronegócio paranaense, desde o pequeno produtor, é um dos motores da nossa economia. Só nos enche de orgulho.… https://t.co/8d9v6cN3w8
  • Praças da Polícia Militar promovidos em dezembro receberão novo subsídio já na folha de abril | Artagão Júnior https://t.co/seHtn3BZdg

Últimas Notícias

Mais sobre Habitação