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SEJU formaliza pedido de esclarecimentos a Oi devido ao não atendimento das reclamações no Paraná

05/07/2016 15:29:00

Nesta terça-feira (5), a Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná (SEJU) notificou formalmente a Oi por conta da recusa na solução das reclamações dos consumidores após o pedido de recuperação judicial pela qual passa a empresa de telefonia.

O secretário da pasta, deputado Artagão Júnior, acompanhado da diretora do Pocon-PR, Claudia Silvano, e do coordenador-geral da SEJU, Elias Thome, foi quem entregou o documento ao diretor de operações da Oi, Kennedy Noronha Terence, responsável pelo relacionamento com órgãos de defesa do consumidor no Brasil.

“Em nome da SEJU e do Governo do Estado, representando toda a sociedade paranaense, pedimos esclarecimentos. Não é racional e honesto que uma empresa deste porte continue arrastando esse tipo de problema com o consumidor. Sabemos do processo de recuperação judicial. Mas isso não pode afetar o serviço”, disse o secretário.

Devido ao processo de recuperação judicial pelo qual a empresa passa muitos problemas relatados pelos consumidores, que poderiam ser resolvidos em âmbito administrativo, não estão sendo atendidos, como a realização de reparos em linhas de telefone fixo, devolução de créditos provenientes de cobrança indevida em contas futuras, entre outros procedimentos.

O representante da Oi reconheceu o problema, justificando que a empresa de telefonia passa por “um momento de turbulência”. “Neste momento, não podemos atender casos anteriores ao início do processo de recuperação judicial (20 de junho de 2016), para não incorrermos no risco de tratar um credor diferente do outro. É uma decisão judicial. Estamos aguardando ainda o desdobramento do caso para sabermos a melhor forma de agir. Mas a Oi não quer o cliente insatisfeito. Estamos trabalhando para manter os serviços, prezando pela qualidade, mesmo durante todo este processo”, argumentou. 

De acordo com Terence, a Oi possui uma carta de 70 milhões de clientes no país. “Atualmente, temos 28 mil profissionais de call center que atendem cerca de 14 milhões de ligações por mês. Demandas que vão desde reclamações até o atendimento de outros pedidos, como segunda via da fatura, mudança de plano e informações em geral” .

Segundo a diretora do Procon-PR, as reclamações não param. “Recebemos em torno de 250 novos casos por mês só da Oi”.

O documento entregue pelo secretário ao representante da Oi pede informações a respeito do tipo de reclamações que a empresa continua realizando acordo nos Procons, modo de restituição de valores e prazos, enquanto estiver em curso o processo de recuperação judicial.

Artagão Júnior também relatou que já teve problemas como cliente. “Eu, pessoalmente, já fui cliente por muitos anos e cancelei minha conta por cobranças indevidas. Só para cancelar, fiquei 56 minutos com o atendente”, disse o secretário. 

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