10/03/2016 18:12:00
O deputado Artagão Júnior acompanhou, na quarta-feira (9), a prefeita de Guamiranga, Telma Fenker, e o prefeito de Novo Itacolomi, Polaco da Pá, em audiência com o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion.
Guamiranga
A intenção da prefeitura, segundo Telma, é abrir frentes de trabalho distintas com fontes de recursos diversificadas. Entre os projetos em estudo, está a construção de 42 casas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em parceria com o Governo do Estado e o governo federal. “Temos um cadastro com cerca de 200 famílias pré-selecionadas para participarem do projeto”, explica a prefeita.
No encontro, Telma também solicitou oficialmente a adesão de Guamiranga aos projetos a serem financiados com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, com a construção de 10 imóveis no município. “Temos uma comunidade bem carente de famílias que não podem arcar com os custos de um financiamento imobiliário, por isso precisamos do apoio estadual para viabilizar esse empreendimento”, informa.
Balanço – Nos últimos anos, a parceria de trabalho do poder público resultou na entrega de 86 casas urbanas e 31 na área rural de Guamiranga, onde outras 9 unidades também estão em obras. Os projetos somam investimentos de R$ 3,8 milhões em recursos federais, estaduais e municipais.
Novo Itacolomi
Durante o encontro, o prefeito Polaco da Pá oficializou o pedido para a adesão de Novo Itacolomi aos projetos a serem financiados com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, com a construção de 10 unidades habitacionais. A iniciativa prevê a destinação de recursos para a realocação de famílias residentes em situações precárias. A definição dos municípios atendidos será feita pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social com base em indicadores socioeconômicos do estado.
Outro assunto discutido foi a contratação de 25 imóveis com recursos do FGTS. A prefeitura se comprometeu a encaminhar o projeto ao escritório regional da Cohapar em Apucarana para dar continuidade ao trabalho. “Em parceria com a equipe da Cohapar, faremos um levantamento de demanda para verificar se as famílias interessadas se enquadram nos critérios do programa”, explica o prefeito Polaco.
Investimentos conjuntos – Desde 2011, a parceria de trabalho do governo estadual, prefeitura e governo federal permitiu que 138 famílias fossem beneficiadas em Novo Itacolomi. São 102 casas urbanas, 27 rurais e 9 títulos de propriedades entregues no período, com investimentos conjuntos de R$ 4,4 milhões.
Com informações e fotos da assessoria de comunicação da Cohapar