08/03/2017 18:12:00
A educação de Rio Branco do Ivaí e Inácio Martins foi pauta de audiência na Secretaria de Estado da Educação, nesta quarta-feira (8).
Rio Branco do Ivaí
A demanda do município é pela construção da nova unidade do Colégio Estadual Rio Branco, que hoje funciona em dualidade com a Escola Municipal Dom Pedro I. Cedido pela prefeitura, o prédio comporta 656 alunos (420 da rede estadual e 236 da rede municipal).
O secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior, pediu à secretária da Educação, Ana Seres, para que a obra seja incluída na lista de prioridades do Estado.
Enquanto tramita o processo pela nova unidade, será analisada a possibilidade de implantação de uma estrutura com blocos sustentáveis, que hoje funciona como projeto piloto nos municípios de Adrianópolis, Bituruna e Guaíra.
Acompanharam a reunião o prefeito Gerôncio Carneiro Rosa, a secretária municipal de Educação, Luana Braun, a diretora da APAE e professora do colégio Rio Branco, Edinéia Aparecida Ferreira, e a diretora da Escola Municipal Dom Pedro I, Edimara Ferreira Andujar.
Inácio Martins
Inácio Martins é o município mais alto do Paraná e um dos mais frios também. Em 2013 devido à neve, o Colégio Estadual Parigot de Souza teve o telhado danificado. Muitas obras de reparos foram feitas, porém, uma reforma estrutural ainda se faz necessária. Em dias de chuva salas de aula ficam alagadas.
Artagão Júnior, o prefeito Junior Benato, o diretor do colégio, Élcio Wszolek, e o vice Diomedes Taborda foram unânimes em ressaltar a urgência das obras. O colégio corre o risco de ser interditado. A secretária Ana Seres se comprometeu a colocar o colégio na lista de obras emergenciais para acelerar o processo.
Na mesma reunião, foi discutida a cobertura do bloco central. O projeto requer o serviço de engenharia complementar para que volte a tramitar na Secretaria.
“Foram reuniões importantes para que pudéssemos reforçar esses pleitos dos dois municípios. Pedimos para que a secretária dê celeridade aos processos e acreditamos que teremos êxito”, disse o secretário e deputado Artagão Júnior.