23/03/2018 17:53:00
Foi autorizada nesta sexta-feira (23) a licitação das obras de pavimentação de 47,7 quilômetros da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, passando pelo município de Rebouças. A estrada, atualmente de terra, liga o Sul e Centro-Sul do Paraná. A obra é esperada há mais de 50 anos pela população e vai beneficiar diretamente cerca de 120 mil habitantes das três cidades. A estrada reduzirá em mais da metade a distância por estradas asfaltadas entre estas duas cidades.
O secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior, participou do evento, ao lado do governador Beto Richa, do prefeito Jorge Derbli e demais autoridades.
“Uma conquista que ficará na história. São R$ 139,8 milhões na obra e mais R$ 1,2 milhão que o governador autorizou, atendendo pedido do prefeito Jorge, para pavimentação asfáltica aqui no Riozinho”, disse o deputado Artagão Júnior.
O governador Beto Richa destacou que para chegar nesta etapa foi necessário vencer muitos obstáculos burocráticos e políticos. Richa lembrou que no início do mandato determinou ao DER-PR a contratação do projeto da pavimentação do trecho, que custou R$ 1,7 milhão. Após esta fase, em virtude de problemas com o Governo Federal, o Estado precisou aguardar a liberação de recursos. O dinheiro só foi assegurado no final de dezembro de 2017, quando foi assinado o contrato com o BID, que totaliza R$ 1,4 bilhão em investimentos em infraestrutura no Estado. Metade do valor é do próprio governo.
O investimento na PR-364 será realizado dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que recebe financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O governador disse que o Estado aguarda para o próximo mês a homologação do projeto pelo BID e que as obras podem começar no segundo semestre.
O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que a expectativa é que a conclusão se dê em meados de 2020. “A obra de infraestrutura transforma a região. Os trabalhos já movimentarão a economia dos municípios, com a geração de novos empregos, aumento do consumo local e de arrecadação de tributos. Após a conclusão das obras, a região fica mais atrativa para investimentos”, disse o secretário.
CONQUISTA – O prefeito Jorge Derbli enalteceu a conquista “O benefício é imenso. São quase 50 quilômetros, em uma área essencialmente agrícola, com alta produção de grãos. Teremos um novo corredor ligando Santa Catarina e o Rio Grande do Sul à BR 153 que corta o Brasil”, disse Jorge Derbli.
A obra, que deve durar dois anos, inclui pavimentação e contorno com trincheira.
TRAÇADO MANTIDO – O traçado da estrada será mantido, com variante só nos 1,2 mil metros finais do trecho, na chegada de Irati, para desviar o bairro Riozinho. Retirar o trânsito de perto das casas dará segurança aos moradores.
A pavimentação começa no entroncamento da PR-151 em São Mateus do Sul, próximo à BR-476, e vai se estender até o perímetro urbano de Irati. Também está prevista a construção de uma nova ponte sobre o Rio Turvo, com 14 metros de extensão, acostamento e calçada na área urbana de São Mateus do Sul. Será implantada ciclofaixa no trecho inicial da PR-364, em São Mateus do Sul, com aproximadamente 3 km de extensão.
Em Irati, uma interseção em desnível fará a ligação da PR-364 e BR-153, que fica próximo ao trecho conhecido como “curva da morte”, onde há grande movimento de veículos e pedestres.
Com fotos e informações da Agência Estadual de Notícias