23/09/2016 16:47:00
O Governo do Estado vai construir o Hospital Regional de Ivaiporã, que será referência para 140 mil pessoas, de 16 municípios da região do Vale do Ivaí. Nesta sexta-feira (23), o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior, acompanhou o governador Beto Richa no município para autorizar a licitação da obra, que receberá investimento de R$ 33,8 milhões, com previsão de início ainda em 2016.
O novo hospital ocupará terreno doado pela prefeitura, de 13 mil metros quadrados. A área construída terá quase 8 mil metros quadrados. Será um hospital de médio porte, com 104 leitos – dez de UTI adulto, centro cirúrgico e enfermarias, tornando-o um serviço de referência da Rede Paraná Urgência para toda a população da região. O hospital ofertará atendimentos de urgência e emergência, psiquiatria, clínica geral e cirurgias eletivas.
Hoje, o Vale do Ivaí conta com hospitais filantrópicos estrategicamente importantes para o SUS e o novo hospital vai reforçar a oferta de leitos e serviços da rede pública.
DELEGACIA CIDADÃ
No mesmo evento, foi autorizada a licitação para construção de uma delegacia cidadã no município, com investimentos de R$ 3,6 milhões. A delegacia será construída em terreno também doado pela prefeitura e constitui um novo modelo de atendimento ao público, com espaços específicos reservados às vítimas e aos agressores. O atendimento também contará com o apoio de profissionais, como assistentes sociais e psicólogos, quando necessário. Um novo conceito de segurança pública focado na atenção aos cidadãos com maior celeridade e qualidade no atendimento.
Artagão Júnior explicou que o projeto da delegacia cidadã é especial. “Ele coloca na área de segurança pública uma visão muito mais moderna, o administrativo do penitenciário, a guarda de presos e o processo de atendimento da população”, disse ele. “É uma conquista para Ivaiporã e para a região”, afirmou. A delegacia, explicou o secretário, atenderá a cidade de Ivaiporã, mas poderá fazer o atendimento aos municípios vizinhos que não tenham uma estrutura física adequada.
O prazo estimado para a execução da obra é de nove meses. Já estão em construção as delegacias cidadãs de Fazenda Rio Grande e Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e a de Matinhos, no Litoral.
Com informações da Agência Estadual de Notícias