01/06/2023 10:37:00
O deputado Artagão Júnior usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, na sessão plenária desta quarta-feira (31), para criticar portarias publicadas pelo IAT (Instituto Água e Terra).
O deputado, que é o líder do Bloco Temático da Madeira, estava se referindo às portarias 257, que estabelece regras para o cultivo de Pinus spp, e 258, que trata do cultivo de gramíneas (pasto).
De acordo com o parlamentar, não houve debate prévio com o setor produtivo paranaense para discutir as mudanças. A portaria 257, segundo Artagão, pode inviabilizar o cultivo do pinus spp, impactando a economia do estado como um todo, visto que é um dos principais componentes do PIB paranaense.
Pinuss spp são árvores grandes, altas, monoicas, com folhas aciculiformes, longas e dispostas em fascículos/ feixes. O gênero Pinus compreende mais de 90 espécies nativas do hemisfério Norte. Foram introduzidas no Brasil e se tornaram importantes do ponto de vista econômico, pois são usadas no reflorestamento, produção de madeira, resina, papel e celulose.
Para discutir o assunto, o líder do Bloco do Madeira está organizando uma reunião técnica para a próxima terça-feira (6).