10/07/2015 10:32:00
Cantagalo será o primeiro município do Paraná a receber os projetos de realocação de famílias que vivem em áreas de risco, que beneficiarão moradores da Vila Chimin. A ação faz parte do programa Família Paranaense, que visa articular políticas públicas de várias áreas do Governo do Estado, com intuito de promover o desenvolvimento social das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.
O prefeito Everson Konjunski, acompanhado da assessoria do deputado Artagão Júnior, esteve na Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), nesta quinta-feira (9), quando recebeu a notícia.
“Queremos que as obras se iniciem o quanto antes, pois estas famílias vivem em condições muito precárias. Por isso, viemos saber em que a prefeitura pode auxiliar”, afirmou. Konjunski explicou que a prefeitura fez a regularização dos terrenos e está à disposição para dar mais agilidade ao processo.
Entre as diversas ações do programa, cabe à Cohapar planejar e executar obras de urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários e a construção de novas moradias para o reassentamento de famílias que moram em áreas de risco.
Os investimentos para os projetos de urbanização e regularização fundiária, estimados em R$ 48 milhões, serão destinados a assentamentos localizados nos municípios de Cantagalo, Cruz Machado, Imbituva, Laranjeiras do Sul, Piraí do Sul, Prudentópolis, Rebouças, Reserva, Turvo e Wenceslau Braz. Os recursos, já aprovados, são provenientes de um acordo firmado entre o governo estadual e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Com informações e fotos da assessoria de comunicação da Cohapar