06/09/2017 15:24:00
A Jaguafrangos, uma das maiores indústrias do ramo de aves do Paraná, deverá se instalar em Ivaiporã até o final do ano que vem. Com investimento inicial de mais de R$ 140 milhões, via BRDE, a expectativa é de que sejam gerados inicialmente cerca de 1500 empregos diretos.
Nesta quarta-feira (6), foi feita a apresentação do projeto no Palácio Iguaçu, em Curitiba, que contou com a presença do governador Beto Richa, do secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior, do prefeito Miguel Amaral, do ex-prefeito Carlos Gil, vereadores e demais secretários e técnicos das instituições financeiras.
Pelo projeto, será construída uma fábrica de ração e instalada a indústria de abate e processamento de frango, numa área de 36 mil metros quadrados.
De acordo com presidente da Jaguafrangos, Sidnei Bottazzari, o empreendimento também vai envolver produtores da região. “Teremos os nossos parceiros integrados, ou seja, os produtores que vão criar os frangos em suas propriedades para que sejam abatidos na nossa indústria”, explicou.
O prefeito Miguel Amaral disse que a obra será um marco. “Vai mudar o histórico da indústria não só de Ivaiporã e região, mas do Paraná, pois vamos colocar no centro do estado, que sobrevive essencialmente do agronegócio, uma indústria que agregará valor ao produto primário do campo. Nós somos uma região jovem que precisa desse investimento”, ressaltou.
As tratativas para que a empresa se instalasse no município se iniciaram ainda na gestão do ex-prefeito Carlos Gil, quando foi feita a doação do terreno para a instalação do abatedouro.
Para ele, levando também em conta a construção do hospital regional, a cidade e a região terão um grande salto. “Acreditamos que a cidade vai crescer muito. Ontem, juntamente com o Miguel, conversamos sobre o empreendimento e esperamos um crescimento de 30% da população de Ivaiporã nos próximos 10 anos. Mas o importante não é o crescimento em si, o número de pessoas, mas a qualidade de vida, a geração do emprego, que é sagrado. E o hospital vai trazer saúde para todo o Vale do Ivaí. Estamos muito esperançosos com o futuro de Ivaiporã e região”.
Com a previsão do abatimento inicial de 220 mil frangos por dia, a empresa, uma vez consolidada, espera ter um faturamento de quase R$ 2 bilhões anuais.
Segundo o secretário Artagão Júnior, as perspectivas são muito positivas. “Estamos falando da construção de aviários em até 100 km de distância da cidade polo, que é Ivaiporã. Ou seja, é um projeto de alcance regional. Na primeira e segunda fase de estruturação, algo em torno de 1500 empregos diretos serão gerados, além de mais de 100 aviários produzindo”, destacou.
Artagão Júnior ainda enalteceu o trabalho de todos os envolvidos. “O nosso reconhecimento ao prefeito Miguel Amaral, ao ex-prefeito Carlos Gil e vereadores pela visão e comprometimento. Também parabenizamos à Jaguafrangos a disposição de investimento na nossa região, ao governador Beto Richa e ao vice-prefeito do BRDE, Orlando Pessuti, que estão sensibilizados no sentido que acelerar o processo. Temos a certeza de um novo momento, com esse efeito positivo oriundo dos investimentos e da geração de empregos”, concluiu o deputado.