• CONTENT
Segurança
Confirmados dois médicos-legistas para Guarapuava

23/07/2019 09:30:00

Nesta segunda-feira (22), em cerimônia no Palácio Iguaçu, tomaram posse 96 profissionais que vão atuar na Polícia Científica do Paraná. São médicos-legistas, peritos criminais, toxicologistas, odontolegistas e químicos-legais, que passaram no concurso público feito em 2017 e iniciam agora um curso de formação específica.

Para Guarapuava, estão garantidos dois médicos-legistas. “Agradecemos ao governador Ratinho Junior e ao diretor-geral da Polícia Científica, Leon Grupenmacher, que atenderam o nosso pedido. Era uma demanda que vínhamos apresentando de forma constante, pois sabíamos da real necessidade destes profissionais”, disse o deputado Artagão Júnior.

De acordo com o governador, as contratações dão uma oxigenada no quadro. “O concurso da Polícia Científica estava para vencer, pedi para segurar e fazer a contratação para, daí sim, criar um cronograma com novos concursos para a área”, explicou Ratinho Junior, destacando que o governo prepara concursos para a contratação de cerca de 500 policiais civis e de 2.600 policiais militares.

CAPACITAÇÃO – Após a posse, os profissionais iniciam uma capacitação de cerca de três meses em Curitiba e, até o final do ano, começam a atuar nos locais onde ficarão lotados. O treinamento inclui aulas teóricas com noções de Direito, tiro, Medicina Legal e todas as áreas da perícia legal, grafo (reconhecimento de letras), local de crime (localística) e balística.

“O que vem agora é toda a parte teórica comum aos médicos legistas e peritos. Neste período, o pessoal da informática forense, que é nossa principal demanda, também fica em Curitiba e já começa a dar vasão ao passivo que temos”, explicou o diretor-geral da Polícia Científica, Leon Grupenmacher.

Segundo Grupenmacher, os novos profissionais trarão mais agilidade na elucidação de crimes investigados no Estado. “Trabalhamos sempre de forma integrada com as polícias Civil e Militar. Os serviços de inteligência são juntos, mas a resposta material quem produz somos nós. Então essa prova vai sair mais rápida, não demorando tanto nos inquéritos”, disse.

Com fotos e informações da Agência Estadual de Notícias

  • img
  • img
  • img
  • img
  • img
  • img

Twitter

Últimas Notícias

Mais sobre Segurança