16/06/2015 16:57:00
Assaltos a bancos, explosões de caixas eletrônicos e assassinatos estão tirando o sono da população dos municípios abrangidos pelo Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi. Para discutir a situação, o deputado Artagão Júnior acompanhou o prefeito de Reserva e presidente do consórcio, Luizinho Vosniak, e os prefeitos Paulino de Souza (Tamarana), Lourdes Banach (Ortigueira) e Luiz Carlos Gibson (Telêmaco Borba) em audiência com o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, nesta terça-feira (16).
“Nesses últimos meses, a violência se intensificou nestes municípios. Uma ação mais efetiva na área de segurança é urgente”, disse o deputado.
O presidente do consórcio, prefeito Luizinho Vosniak, corroborou as informações alertando para a ousadia dos criminosos, que recentemente arrombaram a porta de um banco e roubaram um cofre usando um caminhão-guincho.
“Ainda saíram atirando, atingindo vários carros”, complementou o prefeito.
O secretário afirmou que o setor de inteligência está atento e investigando o crime, além de todas as ocorrências da região. Segundo Mesquita, a quadrilha que explodiu um caixa eletrônico em fevereiro em Reserva já está presa. “Desde dezembro do ano passado, estamos investigando fortemente este tipo de crime e já prendemos seis quadrilhas”, assegurou. Ainda de acordo com ele, as polícias já sabem quem são os criminosos envolvidos em várias ocorrências desta natureza em todo o Estado e, em breve, haverá mais prisões.
Custeadas pelas prefeituras, câmeras de segurança estão sendo instaladas nos municípios que fazem parte do consórcio. O secretário elogiou o investimento e disse que um centro de comando e controle de câmeras de segurança está em fase experimental, monitorando Curitiba e municípios da região metropolitana. A intenção é, com o tempo, integrar todo o estado.
Um dos pleitos que já tramitam na Secretaria de Segurança é a criação do batalhão da PM em Telêmaco Borba, com companhias independentes em Reserva e Ortigueira.
“Vamos trabalhar no sentido de sensibilizar o governador para a necessidade destes pleitos, com o devido reforço policial, de viaturas e delegados em todas as comarcas. Os prefeitos estão fazendo a parte deles, inclusive na aquisição das câmeras de segurança”, reforçou o deputado.
Também participaram da audiência o assessor militar da Secretaria, tenente-coronel Piske, e o delegado-titular do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais), Rodrigo Brown.
Logo após a reunião, os prefeitos conheceram a sala de controle de câmeras do setor de inteligência da Secretaria.