14/09/2015 15:19:00
A grande demanda por ações que melhorem a estrutura da segurança pública de Irati está mobilizando toda a sociedade civil do município. Nesta segunda-feira (14), o deputado Artagão Júnior acompanhou lideranças em audiência com o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita, quando foram reivindicados pleitos que já tramitam no governo. Entre eles, destacam-se as construções da delegacia cidadã, de uma nova cadeia pública, da sede da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar e a criação da subdivisão da Polícia Civil.
Superlotação
Na oportunidade, foi entregue um relatório ao secretário detalhando as condições da cadeia pública e os índices de violência. Com capacidade para 43 presos, a cade abriga hoje 92 detentos. Laudos técnicos da Vigilância Sanitária apontam a precariedade da estrutura, com condições de insalubridade e periculosidade tanto para os presos quanto para os funcionários. O secretário disse que pretende trabalhar de forma objetiva “tratando cada problema conforme sua característica” e não descartou a possiblidade de remoção de detentos para outros presídios.
Diante de tantas demandas, o deputado Artagão Júnior propôs uma agenda em Irati, com o secretário e toda a sua equipe técnica, para poder avaliar, entre outras situações, os terrenos disponíveis para as obras.
Também participaram da audiência a deputada federal Leandre Dal Ponte, o comandante da 8ª Cia da PM, major Jean Puchetti, a delegada Eliete Kovalhuk, os vereadores Vilson Menon (presidente da Câmara) e Antonio Celso de Souza, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Irati, Marcielo Mazzochin, representantes da prefeitura e dos conselhos de Segurança e da Comunidade, Observatório Social e Departamento de Execuções Penais.