08/07/2014 10:41:00
O deputado Artagão Júnior pediu agilidade na conclusão do projeto de desvio ferroviário em Laranjeiras do Sul, em audiência com o diretor-presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo, nesta terça-feira (8). O presidente da Coprossel (Cooperativa de Produtores de Semente), Paulo Pinto, também participou da reunião. A cooperativa é a responsável pela viabilização do terminal de carga e descarga, que será construído na Colônia União, saída para Passo Liso (BR-158).
“É um projeto extremamente importante para Laranjeiras do Sul e região. A Coprossel tem crescido, com grande volume de movimentação, mas devido aos custos com a infraestrutura, perde competitividade de mercado”, resumiu Artagão Júnior, complementando que “será um marco de desenvolvimento, que gerará empregos, investimentos de outros setores. É um projeto que beneficia a inciativa privada e o Estado”. O parlamentar estava acompanhado do assessor Wilson Pilarski.
De acordo com o diretor-presidente da Ferroeste, o projeto precisa atender normativas da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), órgão responsável pela concessão. “Podemos auxiliar na elaboração do projeto do terminal, do plano de negócios, movimentação de cargas e demais exigências técnicas”, disse Araújo.
O presidente da Coprossel afirmou que “há uma grande expectativa em Laranjeiras do Sul e região para a realização da obra”. De acordo com Paulo Pinto, o auxílio técnico da Ferroeste na elaboração do projeto é bem vindo.
Uma reunião deve ser marcada dentro dos próximos dias entre técnicos da Ferroeste e da Coprossel para definir diretrizes e acelerar a conclusão e o encaminhamento do projeto à ANTT.