02/05/2017 11:31:00
A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp) fará em conjunto com a prefeitura de Guarapuava o projeto da nova cadeia pública do município, que hoje fica em região central, na 14ª SDP.
Com capacidade para cerca de 300 vagas, o projeto é para que o novo presídio seja construído em um terreno anexo à Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), ainda a ser analisado.
O secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná, deputado Artagão Júnior, acompanhou o prefeito Cesar Silvestri Filho, e a deputada Cristina Silvestri, na reunião com o secretário de Segurança, Wagner Mesquita, nesta terça-feira (2).
Os recursos, segundo Mesquita, para a construção do novo presídio, podem vir do Fundo Penitenciário. “Acho que o projeto de desativação da cadeia pública de Guarapuava da região central, realocando em um terreno ao lado da PIG, é muito viável. Podemos conversar com o ministro da Justiça, Osmar Serraglio, para apresentarmos o projeto e reivindicar os recursos que podem vir do Fundo Penitenciário”, disse o secretário.
Somente em 2016, o Paraná conseguiu do fundo R$ 52 milhões. “Estes recursos já estão comprometidos, mas podemos pleitear outra liberação para 2018”, completou Mesquita. A previsão é que a obra da nova cadeia custe em torno de R$ 15 milhões.
Uma audiência com o ministro Osmar Serraglio deverá ser marcada em breve para tratar do assunto.