10/07/2019 14:22:00
Nesta quarta-feira (10), o Governo do Estado entregou 102 novas viaturas (trailblazer) para as polícias Militar e Civil. O deputado Artagão Júnior participou da solenidade, na Academia de Polícia Militar do Guatupê, ao lado do governador Ratinho Junior e de toda a cúpula da segurança pública no estado.
Deste total de viaturas, 72 serão destinadas à Polícia Militar e 30 para a Polícia Civil, tanto para a capital como para o interior. Também estão sendo adquiridas ambulâncias, caminhões e equipamentos de combate a incêndio para o Corpo de Bombeiros.
“São viaturas equipadas, com tecnologia embarcada e que vêm para reforçar a nossa frota”, disse o deputado Artagão Júnior.
Helicópteros
Ainda na solenidade, o governador autorizou o processo de licitação de cinco helicópteros. As novas aeronaves, do modelo Police, serão usadas em operações policiais e aumentarão de quatro para nove a frota aérea da PM.
De acordo com o plano inicial, as novas aeronaves serão espalhadas pelo Paraná, nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina e Maringá. O outro helicóptero deve ser deslocado para a região da fronteira, entre Cascavel e Foz do Iguaçu.
Números
O governador Ratinho Junior ressaltou também os bons números apresentados pelas equipes de segurança do Estado nos primeiros meses deste ano. As ações promovidas pela Polícia Civil do Paraná fizeram o número de prisões aumentar 334% (de 157 para 682) no primeiro quadrimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, houve um aumento de 140% (27 para 65) no volume de operações no combate à criminalidade.
As ações integradas, envolvendo a Polícia Militar e a Polícia Civil, também têm dado resultado. Os dados apontam redução no índice de homicídios dolosos, que caiu 32% no Paraná no primeiro quadrimestre. O número de latrocínios (roubo seguido de morte) caiu 46% durante o quadrimestre, marcando uma das principais reduções do país.
O índice de roubo também teve queda no período (19%), assim como o roubo de veículos, que baixou em 31,4%.
Com informações da Agência Estadual de Notícias