23/07/2015 14:52:00
O governador Beto Richa garantiu o repasse de R$ 2 milhões este ano para a manutenção das Casas Familiares Rurais do estado, em reunião no Palácio Iguaçu, nesta quarta-feira (22).
A assessoria do deputado Artagão Júnior acompanhou a prefeita de Porto Barreiro e vice-presidente da Cantuquiriguaçu, Marinez Crotti, na reunião. A possível interrupção dos repasses também estava afligindo os prefeitos de Lidianópolis, Cândido de Abreu e Reserva.
“O convênio será mantido e no ano que vem será discutido de forma transparente, com bom diálogo, um novo modelo que seja melhor para manter as casas e para que os municípios possam suportar o funcionamento das unidades”, disse Beto Richa.
As Casas Familiares Rurais funcionam em regime de pedagogia da alternância – os estudantes passam um período na unidade e outro na propriedade rural onde vivem, desenvolvendo na prática o que aprenderam nas aulas. Eles recebem formação técnica, profissional e gerencial. O objetivo é qualificar os estudantes e oferecer alternativas de renda e de trabalho.
São 40 casas em todo o Paraná – metade com oferta de ensino fundamental e médio para cerca de 500 alunos e a outra parte tem cursos técnicos para mais de mil estudantes.