01/04/2022 13:32:00
O deputado Artagão Júnior visitou, na manhã desta sexta-feira (1º), a Penitenciária Estadual de Guarapuava - Unidade de Progressão (PEG-UP) e a Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG).
O parlamentar esteve acompanhado do diretor da PEG-UP, Paulo Bilek, do diretor da PIG, Renato Silvestri, do chefe das cadeias públicas, Américo Dias Pereira, e demais servidores prisionais. Artagão conversou com o Grupo de Segurança Interna (GSI), setor responsável pela movimentação dos presos dentro das unidades, visitou os canteiros de mão de obra e discutiu questões referentes ao processo de trabalho e estudo por parte dos detentos, atividades que colocam a regional de Guarapuava como referência no Paraná.
De acordo com o diretor da PEG-UP, há atualmente 12 empresas privadas que possuem convênio com o Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Depen) para a contratação da mão de obra de presos. “São contratações internas e externas, que é o caso da PEG-UP, onde os presos saem para trabalhar na rua, devidamente classificados”, explicou Bilek.
Atualmente, são 407 presos trabalhando e recebendo 75% do salário mínimo. Desse total, 185 fazem trabalho externo nas empresas parceiras e 53 trabalham na manutenção das unidades.
A respeito da remição por estudo, do total de 1144 presos, 919 são atendidos (80%). São 566 matriculados no ensino normal; 222 na remição por leitura; 50 fazem curso de qualificação em teologia; 71 fazem qualificação em gestão de empresas e 10 estão no ensino superior.