16/06/2023 20:09:00
O deputado Artagão Júnior esteve, nesta sexta-feira (16), com o presidente do Sindusmadeira (Sindicato das Indústrias de Madeira de Guarapuava), Edson Hideki Ono, e o executivo Gabriel Veríssimo da Luz Ferreira. O empresário Leonardo de Mattos Leão também participou da reunião.
Artagão, que é líder do Bloco da Madeira na Assembleia Legislativa do Paraná, comentou a respeito dos trabalhos que vêm sendo realizados no legislativo paranaense, em parceria com entidades, técnicos e setor produtivo.
Na última semana, o IAT (Instituto Água e Terra) suspendeu as portarias 257 e 258 que regulamentam o cultivo de pinus e outras plantas exóticas no Paraná.
“O impacto das portarias foi direto, agressivo e extremamente prejudicial ao setor produtivo. Nem o setor, nem outros órgãos ou a Assembleia tinham conhecimento desta discussão, por isso pedimos a suspensão das portarias para podermos ter um debate mais amplo e abrangente”, explicou o deputado.
Ainda na reunião com os representantes do Sindusmadeira, foram discutidos os desafios do setor e destacada a importância do debate acerca das portarias do IAT. Artagão sugeriu uma reunião, em breve, com todos os 14 sindicatos da madeira existentes no Paraná.