14/04/2025 09:14:00
Dois marcos significativos para o desenvolvimento de Guarapuava foram lançados nesta semana: a construção da Clínica Escola de Saúde e a edição 2025 do Paraná Faz Ciência, maior evento de popularização científica do estado.
O Hospital Escola Bloco Didático, que está sendo construída na Cidade dos Lagos, é fruto de uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava. A unidade será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina, além de oferecer atendimento gratuito à população, ampliando o acesso à saúde e fortalecendo a qualidade da formação médica na região.
“Nossa gestão sempre estará de portas abertas para fortalecer as relações com as universidades. A Clínica Escola será um marco para Guarapuava, garantindo mais acesso à saúde e formando médicos mais capacitados”, destacou o prefeito Denilson Baitala durante o evento.
Já o Paraná Faz Ciência 2025 será realizado em Guarapuava entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, no Centro de Eventos da Cidade dos Lagos. A expectativa é de reunir cerca de 30 mil participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.
“É um orgulho para Guarapuava sediar o Paraná Faz Ciência. Durante uma semana, estaremos respirando ciência, tecnologia e inovação. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará de portas abertas para apoiar todo esse movimento que, com certeza, trará muito desenvolvimento para o nosso município”, afirmou a secretária Ana Cláudia de Andrade.
O lançamento também contou com a presença do reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, e do deputado estadual Artagão Júnior, que destacou a relevância da iniciativa:
“Trabalhamos para que esse momento acontecesse. A Clínica Escola é a fase final de uma importante parceria que agora se concretiza, unindo teoria e prática em benefício da nossa cidade. Comemoramos essa conquista com muito orgulho”, disse deputado.
Outro destaque do evento foi o anúncio de que Guarapuava será um dos nove núcleos brasileiros do Genoma SUS, programa nacional voltado à medicina preditiva e à atenção personalizada à saúde.
“O fato de Guarapuava ter sido escolhida como um dos polos do Genoma SUS é uma conquista importantíssima. Isso só foi possível graças ao planejamento e aos investimentos realizados no Vale do Genoma, no Hospital do Câncer e no nosso ecossistema de inovação. Tudo isso nos capacitou para sermos referência nacional”, ressaltou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.
O Paraná Faz Ciência tem como missão aproximar a ciência da população, promovendo o interesse pela pesquisa e valorizando a educação científica. Guarapuava, com sua crescente infraestrutura educacional e tecnológica, consolida-se cada vez mais como um polo de inovação e conhecimento no estado.