03/11/2015 15:42:00
O deputado Artagão Júnior esteve em Paranaguá, nesta terça-feira (3), oportunidade em que foi assinado contrato para obras de dragagem de aprofundamento dos canais de acesso aos Portos de Paranaguá e Antonina. O evento contou com a presença do ministro da SEP (Secretaria Especial de Portos), Helder Barbalho.
O contrato no valor de R$ 394 milhões inclui a elaboração dos projetos básico e executivo de dragagem, sinalização, balizamento e a execução das obras de dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. A empresa terá um prazo de 11 meses para executar a obra. A área corresponde ao eixo leste-oeste do Complexo estuarino de Paranaguá, com aproximadamente 45 km de comprimento e 7 km de largura. Ao todo, serão dragados 14, 2 milhões de metros cúbicos de areia.
“Os investimentos vão proporcionar o aumento das importações e exportações do porto, assim como o incremento do recolhimento do ISS para a prefeitura. O porto também está investindo R$ 40 milhões na construção de cinco viadutos até a sede do município, o que vai melhorar a mobilidade urbana, diminuindo o tempo de espera dos caminhões”, disse o prefeito Edison Kersten.
Com a nova dragagem o canal de acesso ao Porto de Paranaguá, chamado Canal da Galheta, passará a ter 16 metros de profundidade. Hoje, o canal possui 15 metros. A Bacia de Evolução do canal ganhará mais dois metros de profundidade, passando de 12 para 14 metros. Já as áreas intermediárias, localizadas entre o Canal da Galheta e a Bacia de Evolução, passarão a ter 15 metros de profundidade.
Com informações do Guia Marítimo