05/07/2017 15:12:00
Nesta quarta-feira (5), o prefeito de Irati, Jorge Derbli, recebeu um veículo do Governo do Estado, que ajudará no atendimento das residências inclusivas do município. O veículo, uma van Renault, é adaptado para pessoas com deficiência.
“Através do apoio do secretário e deputado Artagão Júnior, da secretária Fernanda Richa e do governador Beto Richa, essa van vem para atender nossas duas casas inclusivas que temos hoje em Irati, onde são assistidas 20 pessoas. São pessoas carentes, com problemas, e são acompanhadas por uma equipe técnica composta por psicólogos, pedagogos e cuidadores”, explicou Jorge Derbli, acompanhado do chefe de gabinete do secretário e deputado Artagão Júnior, Wilson Pilarski.
Ainda segundo o prefeito, as pessoas atendidas precisam do convívio social. “A prefeitura não dispõe de orçamento para aquisição de um veículo como esse, que ajudará no transporte, levando-os para aulas e demais eventos. As casas inclusivas atendem toda a região da Ancespar e fazem um belíssimo trabalho”, completou.
Ainda outros nove veículos entregues para a Secretaria da Família são adaptados para o atendimento a famílias que vivem em comunidades rurais e isoladas. Eles serão enviados para Chopinzinho, Coronel Domingos Soares, Ivaí, Mangueirinha, Prudentópolis, São Jerônimo da Serra, São Miguel do Iguaçu, Tibagi e Turvo. A meta é que 13 mil famílias sejam beneficiadas.
Com este lote, chega a 18 o número de veículos repassados pela Renault desde 2011, quando foi assinado protocolo em que a empresa se comprometeu a investir parte dos incentivos recebidos do Estado em ações de interesse social.
Unicentro
O Governo do Estado também reforçou a frota de veículos das sete universidades estaduais com o repasse de 14 vans para dar suporte às atividades de rotina instituições e melhorar as condições de deslocamento de professores e alunos em projetos de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com o reitor da Unicentro, em Guarapuava, professor Aldo Nelson Bona, “as instituições precisam realizar reuniões e conselhos administrativos, transportes de alunos para práticas de laboratório. Apesar de as universidades terem essa demanda, elas têm dificuldades de recursos para aquisição desses veículos”, afirma o professor.