10/11/2015 15:49:00
Aumento do efetivo do 16º BPM, mais viaturas, designação de delegados para a 14ª SDP, mais estrutura para o judiciário e presídios foram algumas das reivindicações apresentadas ao secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita, em audiência nesta terça-feira (10).
O promotor da Comarca de Guarapuava, Claudio Cortesia, destacou o grande número de adolescentes infratores e reforçou o pedido da construção do Cense (Centro de Socioeducação). “Não temos o que fazer com esses menores infratores, não temos onde colocá-los”, disse. Outro pleito apresentado por Cortesia e também pelo promotor Mauro Dobrowolski é a criação da 3ª Vara Criminal. Segundo eles, há audiências na fila agendadas para 2017 e 2018, devido à grade demanda.
Xarquinho
Os índices de violência no bairro Xarquinho foi outra questão abordada na reunião. De acordo com o secretário Mesquita, estão sendo feitas as tratativas para implantação de uma UPS (Unidade Portátil de Segurança) no bairro. “O único empecilho, por enquanto, é o efetivo policial. Mas tão logo as nomeações de novos soldados comecem a sair, resolveremos este problema”, completou o secretário.
O comandante do 16º BPM, tenente-coronel Edson Solak, afirmou que a criminalidade no bairro Xarquinho é de longa data e corroborou as informações do secretário sobre o efetivo para a implantação da UPS. De acordo com o comandante, o 16º BPM tem 480 policiais, sendo 110 apenas em Guarapuava. “A defasagem gira em torno de 40%”.
Ainda segundo ele, oito viaturas estão rodando no município. Destas, quatro fazem patrulha. Em torno de 35 carros estão parados por problemas mecânicos. O secretário confirmou que o governo está fechando contrato para alugar no mínimo 500 viaturas para patrulhamento em todo o Estado.
Presos
O delegado-chefe da 14ª SDP, Rubens Miranda Júnior, destacou a superlotação da cadeia pública. “Temos cerca de 360 detentos, enquanto que a nossa capacidade é para 130 presos”. Ele também reforçou o pedido para a designação de pelo menos mais dois delegados e uma delegada para a delegacia da mulher. Hoje, a 14ª SDP conta com apenas dois delegados. “Somente em 2015 tivemos mais de duas mil detenções”, informou.
Segundo o secretário Mesquita, há a previsão da contratação de mais 60 delegados para todo o Estado e que a demanda de Guarapuava será atendida.
Sobre a criação do SOE (Setor de Operações Especiais) de Guarapuava, para operar dentro dos presídios, o diretor-geral do Depen (Departamento de Execução Penal), Luiz Alberto Cartaxo Moura, afirmou que os profissionais estão em fase de preparação. “Acreditamos que dentro de trinta dias já estarão prontos para atuar”, afirmou.
De acordo com diretor do Depen, o grande problema de vagas são os presos provisórios. “Os presos condenados tem circulação”.
O secretário de Segurança lembrou que o Estado está se recuperando de uma crise financeira e que há problemas pontuais na segurança em diversos municípios. “Os pleitos de Guarapuava envolvem outras secretarias. E vamos trabalhar caso a caso. As perspectivas são de melhora em todos os aspectos. No curto prazo já teremos o aumento do efetivo policial e de delegado, além da UPS no bairro Xarquinho”.
O deputado Artagão Júnior foi representado na audiência pelo chefe de gabinete, Wilson Pilarski, pelo assessor da pasta de Segurança, Cesar Augusto da Silva, e pelo assessor de imprensa Victor Almeida. O parlamentar foi designado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, a representar a Casa em uma reunião nesta quarta em Brasília com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Na oportunidade, está sendo apresentado o Plano Nacional de Segurança das Assembleias Estaduais.
Também estiveram na reunião na Segurança os deputados Bernardo Carli e Cristina Silvestri, os vereadores Cosme Stimer e Airson Horst, o presidente do Conseg de Guarapuava, Valcenor Fleck, o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Júlio Cezar dos Reis, além de técnicos da Secretaria de Segurança e da PM.