20/05/2014 15:48:00
Nesta terça-feira (20), o deputado Artagão Júnior acompanhou o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, durante a apresentação do projeto “Estação Truck” ao governador Beto Richa. Trata-se da construção do Terminal Logístico Paranaguá (TLPR), um local cujo objetivo será abrigar e organizar o fluxo de caminhões do corredor de exportação do Porto de Paranaguá, desafogando o congestionamento gerado pelas filas de carga e descarga.
De acordo com o diretor-geral da Incorp Participações e Empreendimentos Ltda, Joe Lago, empresa responsável pelo projeto, os investimentos giram em torno de R$ 200 milhões, e o espaço terá capacidade para abrigar três mil caminhões, frota suficiente para formar uma fila de 100 km. A estrutura será construída no entroncamento na BR-277 com a PR-508 (Alexandra-Matinhos), com previsão de conclusão da obra para o segundo semestre de 2015.
Características do terminal
Em uma área com mais de dois milhões de metros quadrados, o projeto Estação Truck prevê um ambiente onde o caminhoneiro terá acesso a serviços de hospedagem, alimentação, higiene, atendimento odontológico, abastecimento, manutenção, entre outros.
Para o deputado Artagão Júnior, o terminal trará muitos benefícios, além de incentivar o cumprimento da Lei do Descanso. “É uma importante parceria com a iniciativa privada. Investimentos necessários para mitigar problemas de infraestrutura que afetam a todos os usuários, além de oferecer um meio adequado para o cumprimento da lei do descanso, também conhecida com a lei do caminhoneiro, a qual estabelece limites na jornada de trabalho”, avaliou o parlamentar.
Segundo o prefeito Edison Kersten, cerca de seis mil caminhões trafegam diariamente pelo município, o que acaba sobrecarregando a infraestrutura local. “Nós temos uma lei municipal que delimita áreas para o tráfego de caminhões pesados dentro da cidade. Mas mesmo assim, não está sendo suficiente”, disse o prefeito.
O governador Beto Richa parabenizou a iniciativa e ressaltou o compromisso com a modernização e eficiência do Porto de Paranaguá. “Já reduzimos os custos, intensificamos os investimentos na dragagem e reestabelecemos a confiança do setor produtivo, além de fazermos as compensações necessárias ao município de Paranaguá”, ressaltou o governador.