• CONTENT
Saúde
Pleitos da saúde de Ivaiporã, Porto Barreiro e Marilândia do Sul foram temas de audiência na Sesa

08/05/2017 20:30:00

Demandas de Ivaiporã, Porto Barreiro e Marilândia do Sul foram discutidas na tarde desta segunda-feira (8) na Secretaria de Estado da Saúde.

O secretário Michele Caputo Neto atendeu o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior, que estava acompanhado do diretor do Instituto de Saúde Bom Jesus, de Ivaiporã, Jorge Kawano, e o diretor jurídico, Fernando Kawano. O chefe da regional da Agricultura de Ivaiporã, Antônio Vila Real, também esteve presente. Na ocasião, Caputo Neto confirmou a liberação de equipamentos, entre eles, um tomógrafo e uma usina de oxigênio.

Também discutiram sobre a inclusão no processo de Contratualização do Incentivo de Gestão Hospitalar (IGH), sistema de custeio do governo federal. Artagão Júnior e Caputo Neto se comprometeram a conversar a respeito com o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Outra demanda que será trabalhada são as implantações dos bancos de sangue e leite humano, aumentando os leitos para gestantes de alto risco, que são atendidas pela Rede Mãe Paranaense. Para isso, será discutida com a prefeitura de Ivaiporã a cessão de uso de um terreno anexo ao hospital. A Secretaria de Saúde garantiu ajudar na estruturação.

Porto Barreiro

A prefeita Marinez Crotti, que também é presidente da Assiscop (Associação Intermunicipal de Saúde do Centro-Oeste do Paraná), levou demandas diversas dos municípios abrangidos: Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond, além de Porto Barreiro.

Acompanhada do secretário administrativo, José Crotti, a prefeita aproveitou para convidar Caputo Neto para a 4ª Festa do Peixe, no próximo dia 28.

Marilândia do Sul

Ao prefeito Aquiles Takeda Filho, foram garantidos R$ 150 mil, que serão utilizados para a reforma de três unidades básicas de saúde (UBS). O chefe do executivo de Marilândia do Sul ainda solicitou um refrigerador para o armazenamento de vacinas, demanda que será analisada pela Sesa.

Desempenhando também a função de presidente a Cisvir (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região), Aquiles está pleiteando um ultrassom dopller, para atender a Rende Mãe Paranaense e Consus.

A campanha de cirurgias eletivas para os municípios atendidos pelo Cisvir foi outro tema debatido. “Estamos com uma grande demanda de cirurgias, principalmente as ortopédicas e vasculares”, explicou Aquiles. 

Borrazópolis

Ainda na reunião, o secretário Caputo Neto garantiu a Artagão Júnior que Borrazópolis também receberá R$ 150 mil para a reforma de uma UBS. 

  • img
  • img
  • img

Twitter

Últimas Notícias

Mais sobre Saúde