02/09/2015 11:48:00
A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná removeu mais de 40 presos da Cadeia Pública de Ivaiporã nos últimos dias. A medida vem sendo cobrada pelo deputado Artagão Júnior e pelo prefeito Carlos Gil, que estiveram mais uma vez em audiência com o diretor-geral da Secretaria, Francisco José Batista da Costa, nesta quarta-feira (2).
Na oportunidade, foi assumido o compromisso de reduzir para até, no máximo, 70 presos. Antes do começo das remoções, a cadeia estava superlotada com 140 encarcerados. Também estava na reunião o diretor-geral do Depen (Departamento de Execução Penal), Luiz Alberto Cartaxo Moura, que garantiu a continuidade do trabalho de remoção.
Artagão Júnior e Carlos Gil também reforçaram o pedido para que seja licitada a construção da Delegacia Cidadã ainda este ano. A obra, orçada em aproximadamente R$ 5 milhões, já venceu todas etapas de projeto, com o terreno já devidamente doado pela prefeitura ao Estado.
Outra demanda na mesma situação é a construção da sede do Corpo de Bombeiros, que hoje funciona em um prédio improvisado. A obra está orçada em torno de R$ 2 milhões.
O diretor-geral da Secretaria acolheu os pleitos e afirmou que se esforçará para que haja a anuência da Secretaria da Fazenda no sentido de lançar o processo licitatório ainda este ano.
Também participaram da reunião o chefe do setor de engenharia da Secretaria, capitão Ivan Fernandes; o assessor civil, Paulo Ernesto; o assessor político, Luiz Gatti, e o assessor do deputado, Cesar Augusto da Silva.