01/06/2016 14:01:00
Nesta terça-feira (31), o secretário da Justiça e Trabalho, deputado Artagão Júnior, recebeu a visita da presidente da Academia Paranaense de Letras, Chloris Casagrande Justen, que o agradeceu pelo apoio institucional para implementar o Observatório da Cultura Paranaense.
O imóvel, edifício Belvedere, onde será abrigado o observatório, fica situado no Centro Histórico de Curitiba e foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná.
Chloris atualizou o secretário sobre os esforços que tem realizado juntamente com órgãos estaduais e municipais, além da sociedade civil, para a revitalização do Centro Histórico de Curitiba.
“A Academia Paranaense de Letras já formalizou uma parceria com a Federação do Comércio, através do Senac, para que seja instalado no térreo do Belvedere um Café Temático, voltado para a promoção da gastronomia paranaense. Na parte superior, em parceria com a Secretaria de Educação, será instalado o Observatório da Cultura Paranaense, voltado para a promoção da cultura e arte do Paraná”, explicou.
Artagão Júnior parabenizou a Academia Paranaense de Letras pela iniciativa. “O Belvedere, uma vez revitalizado, assim como a Praça João Cândido, se somará ao trabalho da Secretaria de Justiça no combate à drogadição”, pontuou.
Chloris, com 92 anos de idade, provavelmente é uma das mais longevas acadêmicas da história do Brasil, lembrou o secretário.
“O seu marido, o saudoso desembargador Marçal Justen, foi juiz em Guarapuava há mais de 60 anos, tendo convivido com meu bisavô, José de Mattos Leão, prefeito à época da cidade. Chloris também é mãe de um dos maiores juristas do Brasil, Marçal Justen Filho, autor de alguns dos maiores best sellers jurídicos do país”, relembrou o secretário.
O diretor-geral da Seju, Hatsuo Fukuda, acompanhou a visita.