18/04/2023 17:30:00
Na sessão plenária desta terça-feira (18), o deputado Artagão Júnior voltou a levantar a questão sobre a segurança nas escolas do Paraná.
No horário do grande expediente, o parlamentar reservou parte do tempo para que o major Ricardo Costa, comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), apresentasse o projeto “Treinamento de Segurança Escolar Avançado”, que funciona como um simulado contra invasões violentas às escolas.
Também estiveram presentes a diretora-geral do Colégio Estadual Cívico Militar Ermelino de Leão, Daniela Crotti, a diretora-auxiliar Patrícia Paulin, e o diretor-militar Flávio José Correia. O colégio, situado no bairro Boa Vista, em Curitiba, foi o primeiro a receber o treinamento, que é similar a uma simulação de incêndio.
Neste momento, disse o major, a PM já está dando o treinamento para outros colégios de Curitiba, região metropolitana e litoral. E já há agendamento para Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina.
O major ainda falou da questão da prevenção, citando instalações físicas, como muros mais altos, controle de acesso, câmeras, alarmes, portas de salas de aula mais resistentes e com fechamento interno, entre outros. Também falou do trabalho realizado por pedagogos e psicólogos para o acompanhamento dos alunos.
O deputado Artagão Júnior agradeceu ao major e ressaltou a importância do treinamento. “Obviamente, que em uma situação como essa, ninguém sabe exatamente como agir. Mas se você estiver mais preparado, melhor orientado, com noção dos espaços e melhores alternativas, a expectativa de um resultado melhor aumenta”, disse o parlamentar.
Confira a apresentação na íntegra através do link: https://youtu.be/Jhbtd4kOKzc
Fotos: Valdir Amaral